Publicações e Artigos

STF decide que bem de família de fiador em locações comerciais é impenhorável

Alterações IPTU ITBI Curitiba

Ronald Roesner Junior

Em recentíssima decisão, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, por maioria de votos, considerou impenhorável o único imóvel residencial do fiador quando ele lhe serve de moradia, que tenha sido dado como garantia de dívidas decorrentes de locações comerciais.

A decisão foiproferida no último dia 12 de junho e se fundamentou na existência de um direito fundamental à moradia, que teria preferência sobre o direito da livre iniciativa empresarial, mas não tem efeito vinculante e se aplica somente ao caso concreto julgado.

No entanto, como reflete uma tendência para os novos casos que serão submetidos a julgamento, deve se recomendar cautela aos proprietários de imóveis comerciais destinados à locação. Se o fiador possuir um único imóvel residencial e ele lhe servir de moradia, a prevalecer esse novo entendimento do STF, a fiança poderá restar inócua.

Esta decisão, que não foi publicada e por enquanto é o único julgado neste sentido, representa uma virada na jurisprudência da Corte suprema do país nesta matéria, já que  o entendimento contrário estava até então pacificado.

Compartilhe:

Assuntos Relacionados

LGPD

5 anos de LGPD

Na última semana, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, sancionada em 14/08/2018, completou 5 anos. Sua vigência, contudo, se iniciou apenas em